ÁGUAS QUE MOVEM MOINHOS
Este Projecto surge no âmbito de uma candidatura apresentada à sub-acção Iniciativas Jovens, integrado no Programa Juventude em Acção que se insere actualmente no Programa Erasmus + Juventude em Acção. A Associação Tarabelo (Portugal) e a organização De Amicitia (Espanha), se debruçaram sobre o tema do abandono nas áreas rurais europeias e nas possíveis soluções para este problema. Oito jovens portugueses e espanhóis reuniram-se em Tuizelo, uma aldeia portuguesa do interior transmontano, para realizar várias actividades com a comunidade local, durante 9 dias. Os participantes cooperaram na revitalização do Moinho do Meio (moinho-de-água comunitário da aldeia, que se encontrava a ser recuperado pelas Associações Palombar e Tarabelo) e entrevistaram os habitantes em busca de futuros viáveis para esta estrutura.
Deste encontro surgiu uma exposição fotográfica levada, a pé, através das casas e ruas de Tuizelo, confrontando os locais com as recordações e as expectativas para o seu recém-restaurado moinho.
Pelo caminho, participaram ainda em apresentações sobre arquitectura tradicional e sustentável, sobre a importância ecológica dos moinhos e realizaram saídas de campo e deslocações a aldeias, para melhor conhecer a realidade transmontana.
Espera-se que este Projecto promova a colocação dos jovens em contacto directo com numerosos exemplos de empreendedorismo e criatividade no ambiente rural, potenciando novos fenómenos de empregabilidade neste meio.
Mais informação sobre o Projecto aqui.
Em breve, esperamos poder preparar novos projectos no âmbito deste Programa.